Entregamos em todo o Brasil
Todo site em até 6X sem juros

Vietti Ravera 2019: A Perfeição Esmagadora no Topo do Barolo


100 pontos perfeitos para o Barolo Ravera, de Vietti, colocando-o no topo do pódio. Não apenas em suas próprias fileiras, mas em todo o Barolo. Quase não há Barolos de 2019 que ainda não foram lançados, e a Vinous provou pouco menos de 200 deles. Apenas um alcançou a pontuação máxima, que foi o Vietti Ravera 2019.

Vietti é uma das melhores vinícolas da região vinícola de Langhe. Sua história remonta à década de 1800, mas foi apenas no início de 1900 que eles começaram a engarrafar seus próprios vinhos. A vinícola está localizada na pequena vila de Castiglione Falletto, na famosa região vinícola de Langhe, no Piemonte. A partir daqui, vinhos de renome mundial são produzidos em uma simbiose moderna e tradicional.

Até janeiro de 2023, Luca Currado estava no comando, e ele tinha um forte foco em terroir e agricultura orgânica nas mais de 25 parcelas individuais de Vietti. Ele acredita que um grande vinho é 80% terroir, enquanto os 20% restantes são divididos entre paixão, dedicação e sorte.


Luca Currado era a quinta geração na prestigiada propriedade de Barolo, mas em 2016 vendeu Vietti para o americano Kyle Krause. Por vários anos, Luca e sua esposa Elena Penna permaneceram no comando. Este ano, o casal decidiu se aposentar, o que foi uma surpresa para o mundo do vinho. Luca é uma estrela em Barolo, e só o tempo dirá o que sua saída de Vietti significará.

No entanto, o próprio Luca afirmou que a qualidade permanecerá intacta. A equipe de vinificação e a equipe administrativa ficarão com Vietti, e Beppe Caviola continuará como consultor enológico externo.

Vietti é a única propriedade no Piemonte a possuir vinhedos em todos os onze municípios produtores de Barolo - com parcelas localizadas em alguns dos locais mais históricos da região. Conhecida por seu trabalho com a uva Nebbiolo, a Vietti foi uma das primeiras vinícolas, na década de 1960, a produzir versões de vinhedo único para celebrar as diferentes nuances de Nebbiolo - suas versões de Ravera, Brunate, Rocche di Castiglione e Lazzarito são belos exemplos disso - mas exigem paciência, pois se tornam mais bonitas quanto mais envelhecem. A Vietti é uma das melhores vinícolas da região vinícola de Langhe.

Vietti Ravera 2019 As uvas para o Barolo Ravera de Vietti vêm do renomado vinhedo Ravera. De 2,1 hectares plantados com vinhas de 34 anos, a Vietti produz apenas cerca de 7.500 garrafas de sua cobiçada Ravera anualmente. A colheita é manual, e os vinhedos são cuidados de acordo com as normas biodinâmicas. Até mesmo o calendário lunar entra em jogo ao produzir Ravera. Em 2010, a Vietti optou por produzir Ravera em sua própria garrafa separada, e desde então o mundo viu 10 lançamentos - e o Vietti Ravera impressionou os críticos.

Dominância de três dígitos. Outra vez. As pontuações no gráfico abaixo consolidam o status de estrela de Luca Currado. Até quatro vezes, um Vietti Ravera Barolo foi elogiado com os 100 pontos finais do especialista italiano